Conheça melhor o Canto Curador

Canto Curador
Um caminho para o despertar da voz

O homo sapiens é um bicho que canta. De todas as espécies que habitam nosso planeta, o ser humano é o único capaz de aprender e reproduzir uma melodia acompanhada de letra com a própria voz. E isso vale para qualquer pessoa, não há uma categoria “cantores" que esteja isolada do resto da humanidade. Em culturas mais integradas à natureza, o canto se manifesta de forma mais natural do que nas sociedades urbanas, onde muitas pessoas se desconectam dessa poderosa ferramenta que é a própria voz.

O Canto Curador é um método desenvolvido justamente para possibilitar uma reconexão com o ato tão natural que pode ser o canto. Um caminho que conduz à revelação da própria voz a si mesmo e ao mundo. O método foi criado por Carla Sinisgalli, que tem dedicado sua vida a investigar o canto como expressão humana. Uma de suas descobertas nessa jornada é que não existem vozes feias, o que há são vozes machucadas, que carregam dores de acontecimentos passados. A limpeza dessas dores para uma expressão mais pura da voz é parte desse método. Nessa experiência de canto e autoconhecimento acontece uma liberação de emoções guardadas, que são expressadas através da voz e, muitas vezes, têm suas causas identificadas e curadas. Para conduzir esse processo, Carla combina no Canto Curador a técnica das aulas de canto que ministra há quase duas décadas a outras ferramentas que adquiriu ao longo de sua vida, como a leitura de aura, a leitura de voz e a expressão corporal.

O Canto Curador pode ser vivenciado por qualquer pessoa, não é preciso ter nenhuma experiência com o canto e nem mesmo ser afinado. O trabalho pode focar em questões técnicas como a afinação ou em bloqueios emocionais e energéticos, a depender de cada um que o procura. Muitas pessoas chegam até Carla com uma “voz emprestada" e, ao longo do processo, se reencontram com seu próprio canto, com as nuances, potências e sentimentos únicos que ele traz. Na experiência de se deixar conduzir por Carla para acessar a própria voz, impressiona sua precisão em identificar o que precisa ser desbloqueado e orientar como fazer isso na prática. É como se ela revelasse um atalho interno que conduz com assertividade à força, ao prazer e ao alívio de cantar de verdade.

Assim, os participantes das dinâmicas de Canto Curador têm a oportunidade de se reconhecerem e se expressarem como seres humanos únicos e, em um nível mais profundo, de usarem o canto como oração, colocando o corpo e a energia na direção da reza. Nessa dimensão, o Canto Curador oferece uma experiência de profunda comunhão e conexão espiritual por meio da voz.

Texto de Natália Garcia

- AGENDA
- Visite nossa página no Facebook clicando aqui